Recomendações para uso do email empresaria
Ola Jodibe!
Estaremos verificando um bom uso do email Empresarial, espero que leiam atentamente e apliquem tanto na empresa como em email's particulares.
Dicas de bom uso do email Empresarial:
A ideia deste texto é deixar o leitor apto a identificar emails com contendo falso ou com autenticidade duvidosa. Vou listar uma serie de atitudes que as empresas NÃO TOMAM, ou seja, desconsidere qualquer tipo de email que:
- Solicite recadastramento de qualquer espécie
- Solicite a instalação de qualquer espécie
- Questione compras de qualquer espécie
Qual a intenção deles?
- Roubo de dados bancários ou de cartão de credito
- Roubo de informações pessoais (para te extorquir de alguma forma ou vender seus dados)
- Uso remoto do seu PC como maquina zumbi (para usar seu computador em ataques na internet)
Dicas de bom uso do email Empresarial:
1 - Use a opção CCo
Muitas pessoas recebem e-mails que acham interessantes e encaminham à sua lista de contatos. No entanto, fazem isso simplesmente separando os e-mails por vírgula no campo Destinatário ou Cc. O problema desse tipo de utilização é que todos que receberem a mensagem poderão ver os endereços das outras pessoas que receberam o e-mail. Para evitar isso, praticamente todos os serviços de e-mail contam com o campo Bcc (ou CCo). Ao utilizá-lo, todos receberão a mensagem normalmente, porém só enxergarão o e-mail de quem o enviou, fazendo isso livraremos a Internet de 80% dos vírus...
2 - Não apague o conteúdo anterior ao responder mensagens
Prática comum em e-mails de lista de discussão, apagar o conteúdo da mensagem anterior é algo não recomendável. Muita gente, ao responder mensagens, apaga o texto original para deixar o e-mail da resposta menor ou menos confuso. No entanto, o destinatário muitas vezes pode não se lembrar sobre o que se trata aquela resposta e é obrigado a procurar mensagens anteriores. Assim, ao responder e-mails, mantenha o conteúdo anterior e apague, no máximo, os textos de propaganda que alguns serviços de e-mail exibem.
4-Não abuse do URGENTE e IMPORTANTE para não cair em descrédito
5 - Não escreva o texto todo em letra maiúscula
Prática comum de novos usuários da internet, redigir e-mails usando apenas letras maiúsculas não é recomendável, pois palavras em maiúsculo, na internet, significam gritar.
6-Não apague o conteúdo anterior ao responder mensagens
Prática comum em e-mails de lista de discussão, apagar o conteúdo da mensagem anterior é algo não recomendável. Muita gente, ao responder mensagens, apaga o texto original para deixar o e-mail da resposta menor ou menos confuso. No entanto, o destinatário muitas vezes pode não se lembrar sobre o que se trata aquela resposta e é obrigado a procurar mensagens anteriores. Assim, ao responder e-mails, mantenha o conteúdo anterior e apague, no máximo, os textos de propaganda que alguns serviços de e-mail exibem.
7-Pare e pense:
As grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente (chain-letters). A Microsoft e a AOL NÃO estão a oferecer US$ 245 a cada reenvio de e-mail, e a Ericsson NÃO está a oferecer telemóveis. Aliás, pense bem, como é que eles vão saber se você reenviou estes e-mails para outros endereços?
A BAYER e a NESTLÉ NÃO estão a dar kits gratuitos para quem reenviar e-mails e mandar a confirmação para o endereço indicado.
7.1-Empresas ou governo
Quando uma empresa quer falar com você, e isso implica em troca de informações confidenciais, ela envia um pedido para você entrar em contato. Desconfie de qualquer email de banco, loja que tenta te intimidar, pedindo informações pessoais por email ou pedindo para instalar qualquer coisa no computador.
(observem, é + uma mera mentira).
Essas foram algumas dicas para evitamos problemas futuros com e-mail’s. Sendo disponibilizado essas informações por meio de uma ferramenta de uso de todos subentendo que todos estão ciente das boas praticas de como utilizar email’s. abaixo seque sites que contem mais informações deste assunto.
Fontes da pesquisa:
http://digoreis.net/2008/04/25/blog-voluntrio-como-identificar-um-email-falso-virus/
http://www.infowester.com/dicasemail.php
http://carreiradeti.com.br/carreira-19-regras-etiqueta-email-corporativo/
http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=215